CONHEÇA O PERIGO DA SÍLICA PARA A SUA SAÚDE.
A sílica é quartzo e é encontrada naturalmente em quase todas as rochas, areia, solo, tijolos e produtos de betão. Partículas respiráveis de sílica cristalina penetram profundamente nos pulmões, causando doenças pulmonares e outros riscos à saúde.
A exposição à sílica continua sendo uma séria ameaça para muitos trabalhadores em todo o mundo.
CONHEÇA O PADRÃO DA UNIÃO EUROPEIA.
A nova regra exige que os empregadores usem controles para limitar a exposição do trabalhador, desenvolver um plano de controle de exposição por escrito e treinar os trabalhadores sobre os riscos da sílica, entre outros requisitos.
A União Europeia estabeleceu o limite de exposição em 0,1 microgramas de sílica cristalina respirável por metro cúbico de ar ou 0,1 mg/m³, ao longo de uma média ponderada de oito horas. ‘Limite de exposição permissível’ é o limite legal estabelecido pela União Europeia para a exposição do trabalhador à sílica.
Em termos simples, quanta poeira um trabalhador está legalmente autorizado a respirar durante um período de oito horas. Este limite é determinado por três fatores: Ar, Poeira e Tempo.
SILICOSE E DPOCs (Doença pulmonar obstrutiva crônica).
A silicose é uma doença pulmonar causada pela respiração de pequenos pedaços de sílica. Essa poeira de sílica pode causar acúmulo de fluido e tecido cicatricial nos pulmões, o que diminui sua capacidade de respirar. Isso pode causar cicatrizes pulmonares e tosse, perda de peso e fadiga.